Mistersan - Sanitização de Ambientes - Elimina Vírus, Fungos, Bactérias com Proteção por 90 Dias.

Conheça e entenda a diferença entre Quaternário de Amônio e Silano Quaternário para Sanitização de Ambientes

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
diferença entre Quaternário de Amônio e Silano Quaternário para Sanitização de Ambientes

Nunca se falou tanto em sanitização e desinfecção de ambientes e superfícies. O quaternário de amônio é um grande aliado nessa tarefa e o Silano Quaternário é o que há de mais inovador e moderno para a sanitização de Ambientes

O principal objetivo desse artigo é conscientizar as diferenças que existem entre a sanitização através do Quaternário de Amônio e do Silano Quaternário. A primeira opção (Quaternário de Amônio) não garante segurança por muito tempo, já a segunda opção (Silano Quaternário) garante proteção e eficácia por muito mais tempo.

Entenda abaixo a função exata do Quaternário de Amônio e também do Silano Quaternário (a opção que garante proteção por muito mais tempo):

Hoje um dos termos mais buscados é o Quaternário de Amônio, principalmente devido o período da pandemia do Coronavírus, esse composto antimicrobiano possui ação desinfetante bactericida, agindo contra:

  • formas planctônicas e biofilmes,
  • bactérias Gram negativas,
  • bactérias Gram positivas,
  • fungos,
  • vírus.

Apesar de ser conhecido pelo nome de Quaternário de Amônio ou Quaternário de Amônia, o correto é utilizar a palavra no masculino, portanto, o correto é Quaternário de Amônio.

Para que serve o Quaternário de Amônio?

O quaternário de amônio é o princípio ativo de muitos desinfetantes, fazendo parte daqueles utilizados nos ambientes domésticos, e outros ainda mais potentes, que são utilizados nos hospitais e clínicas.

Como já mencionado, o seu uso visa eliminar bactérias, algas, micróbios, vírus e possui ação contra fungos.

Esses terríveis inimigos são os responsáveis por graves doenças, levando milhões de pessoas anualmente aos hospitais para tratamentos, quando nem sempre se alcança o sucesso.

Exemplo disso é a disseminação mundial da Covid-19 que tantos problemas causam, ceifando vidas e gerando problemas nas mais diversas áreas da atividade humana.

Mas, não é apenas a Covid-19 que traz transtornos. Um artigo publicado pela DW Brasil, em 2017, apresenta os 10 vírus mais perigosos do mundo naquele ano. 

O fato é que a pandemia do Coronavírus nos fez perceber que convivemos com ameaças invisíveis às quais não prestávamos muita atenção, mas que fazem parte da realidade e estão por todo lugar.

Para que serve o Quaternário de Amônio
para que serve o Quaternário de Amônio? – imagem: freepik.com

Como usar o Quaternário de Amônio?

O quaternário de amônio faz parte da formulação de diversos produtos, tais como:

  • bactericidas,
  • bacteriostáticos,
  • desinfetantes,
  • detergentes,
  • fungicidas,
  • germicidas,
  • virucidas.

Apesar de ser usado em detergentes, o quaternário de amônio não é um produto voltado à limpeza pesada de objetos e superfícies.

Isso significa que após o processo comum de limpeza, onde a sujeira é eliminada, a aplicação de produtos que possuem esse princípio ativo garante a eliminação e a não presença dos microrganismos.

Portanto, o seu objetivo é o de sanitizar e desinfetar ambientes de forma imediata e corretiva, sendo aplicado após o processo de limpeza, porém não protege as superfícies e ambientes de novas contaminações logo em seguida.

Qual é a composição do Quaternário de Amônio?

A estrutura do quaternário de amônio possui um átomo central de nitrogênio ligado a quatro grupos funcionais através de carga positiva, que forma a região catiônica.

A região aniônica, carregada negativamente, liga o cloro ou bromo ao nitrogênio.

Essa composição é responsável pelas seguintes ações em um microrganismo:

  • penetração na parede celular do microrganismo,
  • reação com a membrana plasmática da célula,
  • desorganização da membrana,
  • vazamento de material intracelular,
  • degradação e desregulação interna da célula,
  • rompimento da parede celular, seguido de morte.

A sanitização e desinfecção de ambientes são garantidas com a utilização de produtos que contam com o amônio quaternário.

Quanto tempo dura a aplicação do quaternário de amônio?

O quaternário de amônio possui o que é conhecido como desinfecção corretiva, ou seja, após a sua aplicação as superfícies e ambientes estão limpos, mas não estão isentos de nova contaminação por microrganismos.

duração da aplicação do Quaternário de Amônio
duração da aplicação do Quaternário de Amônio – imagem: canva.com

Qual a diferença entre Quaternário de Amônio e Silano Quaternário?

Após conhecer detalhes do quaternário de amônio e do quanto é benéfico para a sociedade, especialmente nesse momento, em que a eliminação dos vírus é uma questão prioritária, apresentamos o Silano Quaternário.

O Silano Quaternário é ainda mais potente que o quaternário de amônio, oferecendo uma proteção por 90 dias a partir da sua aplicação.

A diferença para isso é encontrada na sua composição, onde possui uma Base de Silano na molécula, e após a aplicação, o ingrediente ativo forma uma película com carga positiva, que se torna parte integrante da superfície.

O Nitrogênio positivo do Silano Quaternário atrai os microrganismos, que são perfurados pela cadeia carbônica da molécula, conhecida como “espada”. 

Os micróbios são eliminados em função da perfuração da membrana celular e a espada continua incessantemente o seu trabalho a cada aproximação de um novo microrganismo, não perdendo sua força e efeito, pois nada é transferido para a célula inimiga.

Como se observa, o processo é parecido com o realizado pelo quaternário de amônio, no entanto, a molécula do Silano Quaternário, consegue eliminar os vírus durante 90 dias, pois mantém seu mecanismo de ação ativo através da fixação do produto em toda superfície.

Quaternário de Amônio x Silano Quaternário: Vantagens e Desvantagens

Antes de apresentarmos as vantagens e desvantagens de cada material, é importante que você conheça o conceito de Silano.

O Silano é um composto químico derivado do Silício, utilizado como um agente de união e aderência.

O Silano Quaternário possui em sua composição:

  • quaternário de amônio,
  • base de silano,
  • longa cadeia carbônica.

Observe que o Silano é o responsável por aderir o composto químico em qualquer superfície e objetos por um longo período.

Vantagens do Quaternário de Amônio:

  • elimina efetivamente microrganismos a partir da sua aplicação,
  • baixa toxicidade e irritabilidade,
  • encontrado facilmente no mercado.

Desvantagens do Quaternário de Amônio:

  • não possui adesão consistente com superfícies e objetos.

Vantagens do Silano Quaternário:

  • elimina efetivamente microrganismos a partir da sua aplicação,
  • baixa toxicidade e irritabilidade,
  • permite adesão nas superfícies e objetos por pelo menos 90 dias.

Como observado, o Silano Quaternário é um composto químico com vantagens sobre o quaternário de amônio, já que consegue aderir às superfícies.

Por 90 dias o ambiente estará protegido, sem a necessidade de novas aplicações, o que acaba diminuindo custos com material e recursos humanos.

Os produtos utilizados nos processos de desinfecção foram colocados à prova em conceituados laboratórios, onde laudos comprovam a eficiência da operação. 

Os testes foram realizados nos seguintes locais:

  • Laboratório de Virologia Aplicada da Universidade Federal de Santa Catarina,
  • Laboratório Umwelt de Biotecnologia,
  • Laboratório Merieux Nutrisciences.

O Silano Quaternário é corrosivo?

Outra boa informação a respeito do Silano Quaternário é que não é corrosivo, portanto, pode ser aplicado em superfícies metálicas e equipamentos.

Inclusive, o seu uso é recomendado como inibidor de corrosão para metais ferrosos e não ferrosos.

Além disso, não oferece riscos de ressecamento ou descolorimento de superfícies e objetos onde é aplicado.

O Silano Quaternário faz mal à saúde?

O Silano Quaternário não faz mal à saúde. É importante a utilização de EPI’s, equipamento de proteção individual, na aplicação do produto, como: máscaras e roupas protetoras e luvas.

O processo de secagem é rápido, ocorrendo em menos de 1 horas, após as superfícies estarem secas, o ambiente está pronto para o acesso sem equipamentos de proteção e as superfícies podem ser tocadas.

Silano Quarternário e os seus benefícios – imagem: freepik.com

Silano Quaternário é tóxico?

O Silano Quaternário é um produto sustentável e atóxico, possui:

  • baixa toxicidade via oral e dérmica, 
  • baixa irritabilidade dérmica e ocular,
  • ausência de efeitos genotóxicos e teratogênicos.

É recomendado o uso de EPI apenas durante o processo de aplicação.

Importante ressaltar que o produto é recomendado e possui Registro Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, em função do seu alto potencial na eliminação de microrganismos e da baixa toxicidade apresentada.

o Silano Quaternário é um produto sustentável e atóxico – imagem: freepik.com

Onde encontrar Silano Quaternário?

O Silano Quaternário é uma tecnologia americana, não é vendido no comércio, pois a sua aplicação precisa ser realizada por um profissional capacitado e através de pulverizadores eletrostáticos, que diminuem as partículas do produto em 40μm, cationizam o produto aumentando sua eficiência, além de fazerem com que essa aplicação por equipamentos profissionais envolvam a superfície, garantindo a sua total cobertura.

Além de combater os vírus, inclusive a Covid-19, o Silano Quaternário também é uma arma poderosa para enfrentar fungos, ácaros e bactérias, aliviando a rinite e doenças respiratórias.

Também é importante registrar que os produtos possuem registro na Anvisa, o que significa segurança e tranquilidade para os usuários dos ambientes tratados.

Para aplicar o Silano Quaternário, você precisa entrar em contato com a Mistersan, única empresa no Brasil que detém a tecnologia do Silano Quaternário, especializada em sanitização, que presta serviços de desinfecção de ambientes e superfícies.

Onde é aplicado o Silano Quaternário?

A Mistersan aplica o Silano Quaternário nos mais diversos ambientes, onde são destaques os seguintes segmentos:

  • hospitais, clínicas e consultórios,
  • escolas e creches,
  • academias e clubes,
  • hotéis e pousadas,
  • aeroportos,
  • supermercados,
  • shoppings,
  • indústrias e comércios,
  • universidades,
  • cinemas, teatros e auditórios,
  • residências.

Além disso, também é possível a aplicação do sanitizante em automóveis, ônibus, trens, embarcações e aviões. No exterior o Silano Quaternário (conhecido como Si-Quat) é vastamente utilizado nos meios de transportes.

Para manter seguro o seu ambiente, seja no lar ou na empresa, conte com a Mistersan e conheça os serviços, que envolvem pesquisa, tecnologia, equipamentos, equipe capacitada para a aplicação e testes in loco para comprovação dos resultados.

Após a aplicação, o cliente recebe o Certificado de Sanitização, com validade de 90 dias, que garante que os ambientes e superfícies estão protegidos de quaisquer microrganismos.

Acesse o site e conheça detalhes da estrutura e dos serviços!